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Professor Junior Oliveira



quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

AS LUTAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR


As lutas são produtos culturais de diferentes povos, que surgiram como práticas destinadas à defesa de grupos e regiões, ou descendem de outras originadas com tal finalidade. Elas têm em comum também:


A proibição e prática ilegal de tais manifestações em determinados momentos da história, a partir das relações de dominação entre países e grupos, seguida de posterior ressurgimento, muitas delas no formato esportivizado. (ALMEIDA, 2012a, Tópico 1, p. 01).

Sendo assim, passíveis de transformação e ressignificação – o que a torna parte da cultura de movimento e consequentemente conteúdo da Educação Física Escolar. Para o ensino do tema Lutas nas aulas de Educação Física, devemos mais do que repetir movimentos, devemos lecioná-los a partir de suas semelhanças, para então ensinar lutas específicas.
Podemos definir as lutas como:

Prática corporal imprevisível, caracterizada por determinado estado de contato, que possibilita a duas ou mais pessoas se enfrentarem numa constante troca de ações ofensivas e/ou defensivas, regidas por regras com objetivo mútuo sobre o alvo móvel, personificado no oponente. (GOMES, 2008, p.49).  

As lutas podem ser classificadas por tipo de contato como esporte de luta de agarre (Jiu-jitsu, Judô, Greco-romana) esporte de luta de com golpe (Capoeira, Boxe, Muay Thai, Tae-Kown-Do),  e esporte de luta com implemento (Esgrima, Kendô, Kung Fu) – e com base na classificação de Espartero (1999, apud GOMES, 2008), propõe outro tipo de classificação, levando em conta a distância estabelecida entre  adversários durante o combate, como lutas de curta, média e longa distância.




Fonte: Oliveira, J. A. Capoeira na Educação Física Escolar: possibilidades através do Se-movimentar. TCC (Lato Sensu). Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. REDEFOR – SEE-SP, Campinas,SP, 2013.

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