Olá colegas professores e queridos alunos!
No curso de Tecnologia na Educação: ensinando e aprendendo com as TICs, foi sugerida a leitura da entrevista "Desafios da linguagem no século XXI - do professor Pedro Demo ao Nota10, para leitura e realização de uma das atividades. Devido o fato de eu ter achado de extrema relevância tanto para nós professores como nossos alunos, trago abaixo um trecho da entrevista dada ao Nota10.
Pedro Demo - Professor do departamento de Sociologia da Universidade de Brasília (UnB). PhD em Sociologia pela Universidade de Saarbrücken, Alemanha, e pós-doutor pela University of California at Los Angeles (UCLA), possui 76 livros publicados, envolvendo Sociologia e Educação.
Ser Professor é Cuidar que o Aluno Aprenda. Ser professor não é dar aulas, não é instruir, é cuidar que o aluno aprenda. Partir do aluno, da linguagem dele, e cuidar dele, não dar aulas. O professor gosta de dar aula, e os dados sugerem que quanto mais aulas, menos o aluno aprende. O professor não acredita nisso, acha que isso é um grande disparate. Mas é verdade. É melhor dar menos aulas e cuidar que o aluno pesquise, elabore, escreva - aprenda. Aí entra a questão da linguagem de mídia: a língua hoje não é dos gramáticos, é de quem usa a internet. Então a língua vai andar mais, vai ter que se contorcer, vai ser mais maleável.
Leia o texto na íntegra clicando no link abaixo: