Aula de Educação Física (6a Série) na E.E. J.P.A. - Ginástica Rítmica |
Objetivos:
- SABER MOVIMENTAR-SE
- SABER SOBRE
Finalidades:
Propiciar aos alunos a apropriação crítica da cultura corporal de movimento, visando formar o cidadão que possa usufruir, compartilhar, produzir e transformar as formas culturais do exercício da motricidade humana: JOGO, ESPORTE, GINÁSTICAS E PRÁTICAS DE APTDÃO FÍSICA, DANÇA E ATIVIDADES RÍTMICAS/EXPRESSIVAS, LUTAS/ARTES MARCIAIS E PRÁTICAS CORPORAIS ALTERNATIVAS.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais no Volume 07 (Educação Física) organizam os conteúdos em três blocos:
ESPORTES, JOGOS, LUTAS E GINÁSTICAS | ATIVIDADES RÍTMICAS E EXPRESSIVAS |
CONHECIMENTO SOBRE O CORPO |
Os três blocos articulam-se entre si, têm vários conteúdos em comum, mas guardam especificidades. O bloco “Conhecimentos sobre o corpo” tem conteúdos que estão incluídos nos demais, mas que também podem ser abordados e tratados em separado. Os outros dois guardam características próprias e mais específicas, mas também têm interseções e fazem articulações entre si. (PCNs, 1997, p. 46)
Em nossas aulas serão utilizados os EIXOS DE CONTEÚDOS do Currículo Oficial do Estado de São Paulo:
- JOGO;
- ESPORTE;
- GINÁSTICA;
- LUTA;
- ATIVIDADE RÍTMICA;
- ORGANISMO HUMANO, MOVIMENTO E SAÚDE.
No Ensino Médio estes eixos se cruzam com os seguintes:
- CORPO, SAÚDE e BELEZA;
- CONTEMPORANEIDADE;
- MÍDIAS;
- LAZER E TRABALHO.
O professor Junior Oliveira procura participar dos campeonatos escolares como o municipal organizado pela Secretaria de Esportes e Lazer (S.E.L) de Atibaia e também as Olimpíadas Colegiais organizada pelo Estado de São Paulo. Nossa escola (E. E. José Pires Alvim) tem conquistado diversas medalhas nas mais variadas modalidades, como Capoeira, Judô, Atletismo dentre outros - mas o importante não são apenas as medalhas, mas sim a participação e aprendizagem que o esporte propicia aos alunos.
Equipe do JPA que conquistou medalha de ouro no Revezamento 4x100m em 2011 (Júlio, Guilherme, André e Bruno) |
Referências:
GONZÁLES, Fernando & FENSTERSEIFER, Paulo (Org.). Dicionário crítico de educação física - Ijuí: Ed. Unijuí, 2005. - (Coleção educação física);
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física/Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997;
SÃO PAULO. Proposta Curricular do Estado de São Paulo: Educação Física: SEE, 2008.
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